terça-feira, 18 de outubro de 2011

Espetáculo GRÁTIS - “Ah, Cambaxirra, se eu pudesse!”


GRÁTIS Ah, Cambaxirra, se eu pudesse!”  de Ana Maria Machadao – adaptação e direção de Ricardo Schöpke SÁBADO & DOMINGO – 22 E 23 DE OUTUBRO – 2011  11H - Teatro DUSE– “ Cia Boto Vermelho” – Casa de Paschoal Carlos Magno – Rua Hermenegildo de Barros, 161 – Santa Teresa - 2224.1163

Ah, Cambaxirra, se eu pudesse!”  conta a história de uma Cambaxirra que está construindo um ninho na árvore mais bonita da floresta de uma cidade na Europa do século XVIII, e é surpreendida com a presença de um caçador que pretende derrubar a árvore. O pássaro pede ao caçador que não a derrube, mas o caçador lhe diz que nada pode fazer, pois está recebendo ordens superiores. A Cambaxirra então resolve ir atrás desta ordem superior, e descobre que são diversas as ordens recebidas pelos súditos do Imperador. A Cambaxirra luta com muita persistência e perseverança para conseguir o seu maior objetivo: não deixar derrubar a árvore de galho mais bonito na floresta, onde ela está construindo o seu ninho. A encenação concebeu os personagens oriundos de alguns dos países mais importantes do velho mundo: Alemanha, Itália, França e Portugal.




Informes sobre o Evento


Sobre a homenageada e a homenagem

Magda Modesto dedicou seus 86 anos de vida ao engrandecimento dessa arte de Formas Animadas nas suas mais diversas  vertentes e técnicas de manifstações, simplificada pelo termo de Teatro de Bonecos, a ocupar um lugar de destaque e respeito como expressão nacional nas artes cênicas titeriteiras tanto no Brasil quanto no Mundo. Uma das fundadoras da ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos) em 1973, da ARTB, em 1984 e de diversos outros movimentos artísticos teatrais que envolvia a presença dos títeres, sendo também membro da internacional UNIMA (Union Intenationale de la Marionette). Foi incansável na sua luta de determinação na formação dos mais de 90% dos Grupos e artistas atuais brasileiros, destacando o Grupo Navegando, Sobrevento, Giramundo, Catibrum, Cia Pequod, Caixa de Elefante, dentre muitos outros. Ativista do movimento de reconhecimento do “Mamulengo” como patrimônio imemorial e cultural de expressão diferenciada de nossa nacionalidade. Participou de diversos congressos, seminários, cursos, festivais nacinoais e internacionais. Teve seu nome ligado ao troféu de melhor espetáculo no Festival Internacional de Bonecos de Minas Gerais. Recebeu prêmio de destaque na consolidada premiação Zilka Zalaberry de teatro infantil pelo CEPETIN. Amiga e orientadora da primeira Doutora brasileira, Ana Maria Amaral, em artes cênicas de Teatro de Animação pela USP. Foi companheira de militância de Alvaro Apocalypse, Carmosina Araújo, Maria Mazetti, Virgínia Valli, Nini Beltrame, Cacá Sena, Lúcia Coelho, Miguel Velinho, Humberto Braga, Luiz André Cherubine, Lelo Silva, Chico Daniel dentre inúmeros outros artistas e arte educadores.
Sempre formando, instruindo e lutando pela qualidade e reconhecimento das artes cênicas do Teatro de Bonecos, também ministrou oficinas regulares no início das atividades da sessetona Escolinha de Arte do Brasil.
Enfim, foi inúmeras as suas contribuições ao panorama teatral da História Brasileira, que agora, parodiando o seu sobre nome, a ARTB a homenagea com um Modesto tributo de triunfo ao Teatro de Bonecos Brasileiro.
Acalentando também um dos seus sonhos de transformar a Casa Funarte Paschoal Carlos Magno que tem o pequenino, mas acochegante, Teatro Duse desde 1952, em pólo de referência da expressão artítica do Teatro de Bonecos, participou junto a ARTB de vários projetos nesse local como duas das edições do “Fest Rio de Teatro de Bonecos”, da “aMostra Grátis de Teatro de Bonecos” e de diversas outras intervenções no intuito de provar que o local era e é o ideal para o contínuo desenvolvimento dessa arte tão diferenciada.
E o que é melhor, a própria Casa de Paschoal também acolhe como hospedagem diversos Grupos e Artistas que vem ao Rio para se capacitar em variados cursos artísticos.
Diante de tudo isso, parece que a Funarte como um gesto de reconhecimento e bravura decidiu abrigar finalmente nesse espaço do Teatro Duse um pólo de referência ao Teatro de Bonecos e, neste ano, logo após ao falecimento de Magda Modesto em 22 de abril de 2011; abriu um edital de ocupação exclusiva de quatro mêses para a irradiação dessa arte tão específica, não só com espetáculos, mas como difusor e propalador da arte titeriteira. Assim diversos discípulos de Magda e incontáveis admiradores decidiram sob a coordenação da ARTB apresentar um projeto, que foi vencedor, na ocupação do Teatro Duse que de 10 de setembro à 21 de dezembro de 2011, estará oferecendo ao público em geral e em especial atenção aos jovens estudantes do entorno de Santa Tereza, oficinas, palestras, mesas/seminário, debates e apresentações de Teatro de Bonecos para toda a família. Tudo isso de forma gratuita, e sem discriminação de idade nas suas oficinas, mas com o intúito também de formar grupos e artistas que queiram se ingressar nessa arte, ou apenas conhecer, ou melhorar seus conhecimentos pelos intercâmbios das diversas linguagem e gêneros que serão apresentadas.
E, como parceira, a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA do Rio (SMC) estará também disponibilizando seus espaços exclusivos (Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck, no Aterro, e os Teatros de Guignols, um na Tijuca e outro no Méier) para agregar muitos dos espetáculos que querem homenagear Magda mas que infelizmente o tempo de ocupação do Teatro Duse não poderá abrigar à todos como queria.
Assim somente 27 espetáculos poderão se apresentar nesse Evento como um todo, unindo essa valorosa parceria da SMC.
Infelizmente muitos, de no mínimo 35 propostas de espetáculos, estarão de fora, nessa que chamamos de primeira etapa. Mas outras oportunidades virão e todos, como assim sempre quis Magda Modesto, estarão unidos para um bem comum que em muito influência a formação da nossa cidadania e identidade. 
E o melhor de tudo é que o apoio da Secretaria Municpal de Cultura se estenderá à  esses novos Grupos e Artistas que se formarão através das atividades de oficinas, palestras e intercâmbios programados nesse projeto, e terão oportunidades de experimentarem suas idéias de concepções teatrais, após esse Evento, nos Teatros Municipais de Bonecos (Teatro de Marionetes Carlos Werneck, no Aterro, e nos Teatros de Guignols, um na Tijuca e outro no Méier).
Como o período do Evento, a princípio, parece longo, mas diante de tantos que perfazem essa legião de admiradores e reconhecedores do trabalho de Magda, e que também gostariam de participar, esse Evento parece pequeno demais para abrigar a todos de imediato. E é por isso mesmo que estamos classificando esse Evento como uma “Obra Aberta”, acolhedora de todos que queiram se manifestar de alguma forma, inclusive àqueles que estiverem só de passagem pelo Rio. Tal qual o lema dos cariocas: “para alegria tudo se dá um jeitinho.”



Magda Modesto


INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO / EVENTO COMO UM TODO


Quartas-feiras - Oficinas de formação em Teatro de Bonecos – permanente das– 14h às 17h – com ênfase na dramaturgia verbal e visual – Formar Grupos e artistas e adra real oportunidade de inserção no mercado de trabalho – com apoio da secretaria Municipal de Cultura todos os formandois se apresentarão a partir de janeiro de 2012 nos teatro de Bonecos oficiais da cidade do Rio (Teatro de Marionetes no Aterro, Teatro de Guignol na Tijuca e Teatro de Guignol no Méier) com o projeto “Um verão de oportunidades para o Teatro de Bonecos”

Quintas-feiras - Oficinas de pluralidades –construção demarionetes em espuma com artista plástico e carnavalesco Tom do Tuiticontação de história com Fátima Café e oficinas para criançãs com o Grupo Articulação.

Sextas-feiras – Palestras espetáculos e/ou vídeos espetáculos dos Grupos que se apresentarão no final de semana seguinte. Troca de expeirências, bastidores, trajetória, revelação de segredos, etc.

Sábados e Domingos – espetáculos para toda a família, pricipalmente as crianças – às 11h – Cada final de semana um espetáculo diferente.

Feriados – (12 de outubro e 02 de novembro) – às 15h –quartas-feiras – Espetáculos seguidos de uma mini oficina


TUDO ABSOLUTAMENTE GRÁTIS

Maiores informações diretamente com o presidente da ARTB:
(21)93189901 – (21)22782879  
Carlos Henrique Casanova

Nenhum comentário:

Postar um comentário